Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Há quem vá além dos gatos e cachorros quando falamos em animais de estimação. Muitas pessoas, admiradas pelo reino animal, inovam e buscam ter em casa animais silvestres. A cobra, por exemplo, é um réptil muito procurado para ser animal de estimação.

A criação destes animais é permitida, mas existem regras a serem seguidas. Recentemente, o país acompanhou os casos de prisão de um estudante que criava cobras ilegalmente na Zona Leste de São Paulo, e um estudante de medicina que foi picado por uma cobra Naja, que também a criava ilegalmente.

As cobras liberadas para serem criadas em casa são as de espécies não-peçonhentas. Mas para haver a permissão legal de criação deste animal exótico, é preciso que a compra seja feita com criadores legalizados e com registro no Ibama. Os animais ainda devem vir com um microchip, utilizado pelos órgãos de controle e fiscalização.

O interessado deve enviar uma carta-consulta ao órgão competente de sua região, explicando os objetivos de criação, as espécies que pretende criar e o local que será destinado ao criadouro. O Ibama faz uma vistoria no local e, se tudo estiver dentro das exigências estabelecidas, o registro de criação é liberado

Conheça as 5 principais cobras que podem ser criadas dentro de casa:

- Cobra do Milho

É uma cobra de espécie norte-americana, de natureza dócil e tamanho médio, não ultrapassando 120 cm na fase adulta. É uma das mais populares para estimação.

- Falsa Coral

Algumas destas possuem veneno, porém o tipo de dentição a impede de injetar ou torna impossível a injeção do veneno. São de difícil manuseio por conta de sua lisura.

- Gopher

São cobras dóceis, mas com presas longas que podem machucar. Podem chegar a 200 cm e precisam do uso de uma iluminação especial para garantir sua sobrevivência.

– Píton Real

É uma espécie tímida e reservada. Entretanto, é uma das que possuem mais expectativa de vida, podendo sobreviver por até 30 anos, mesmo com grandes períodos sem alimentação.

– Jiboia

A jiboia é uma das maiores cobras não peçonhentas, podendo atingir até 4 metros na fase adulta. Apesar de dócil, tem a mordida dolorosa por conta das presas.

Leia também: Asteroide do tamanho de um ônibus escolar sobrevoa a Terra, diz Nasa