Notícias

Vacina da Pfizer é mais de 90% eficaz contra a Covid-19, aponta análise preliminar

Análise preliminar ocorreu com 94 dos 43.538 voluntários que foram infectados pela Covid-19. Farmacêuticas esperam obter autorização para uso emergencial da vacina nos Estados Unidos ainda neste mês


09/11/2020 10h30

A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou nesta segunda-feira (9) que sua vacina experimental contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech, apresentou é capaz de prevenir que mais de 90% das pessoas desenvolvam a doença. Esses são os resultados da análise preliminar dos estudos da fase 3 de testes. 

Segundo as farmacêuticas, 94 dos 43.538 voluntários da vacina foram infectados pela doença. A Pfizer e a BioNTech, então, analisaram quantos deles receberam o imunizante e quantos deles receberam o placebo

Leia também: Covid-19: dez vacinas estão em fase final de teste no mundo todo

Para confirmar a eficácia, os estudos prosseguirão até que haja 164 casos de Covid-19 entre os participantes. A previsão é de que a pesquisa alcance esse número até dezembro deste ano. 

A vacina está sendo testada em seis países e, em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou que os testes clínicos da vacina norte-americana fossem ampliados no Brasil, de 1 mil para 2 mil testes em voluntários.

As empresas ainda apontaram que, até o momento, não encontraram nenhuma preocupação séria de segurança. O objetivo é de que elas consigam obter autorização do Food and Drug Administration (espécie de Anvisa norte-americana) para uso emergencial nos Estados Unidos ainda neste mês. 

Leia também: Vacina de Oxford gera "fortes respostas imunes" em idosos e adultos mais jovens

"Hoje é um grande dia para a ciência e a humanidade", declarou Albert Bourla, CEO da Pfizer, em uma nota oficial da empresa. "Estamos alcançando esse marco crítico de desenvolvimento do nosso programa de vacina no momento em que o mundo mais precisa, com taxas de infecção atingindo novos recordes, hospitais quase excedendo a capacidade e as economias lutando para reabrir."


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças