Notícias

Vacina contra a Covid-19: Ministério da Saúde se reúne com equipe da Pfizer

Nesta quarta-feira (18), a Pfizer e a BioNTech anunciaram que concluíram a fase 3 de testes da vacina e que o imunizante apresenta 95% de eficácia contra o novo coronavírus


18/11/2020 11h36

O Ministério da Saúde começou uma série de reuniões com produtores de vacinas contra a Covid-19. O primeiro encontro, a portas fechadas, foi justamente com executivos da farmacêutica norte-americana Pfizer

Em nota, a pasta afirmou que o objetivo da reunião foi conhecer os resultados dos testes em andamento, as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório. A vacina da Pfizer é desenvolvida em parceria com a empresa alemã BioNTech.

As farmacêuticas anunciaram, nesta quarta-feira (18), que a fase três dos testes da vacina contra o novo coronavírus foi concluída e que o imunizante apresenta cerca de 95% de eficácia. Além disso, não houve efeitos colaterais graves.

Nos Estados Unidos, a FDA, que é a agência responsável por aprovar a vacina, considera que 50% de eficácia é o mínimo para liberar um imunizante contra o vírus. Mesmo percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também: Instituto Butantan receberá vacinas prontas da China ainda nesta semana

Além da farmacêutica Pfizer, o Ministério da Saúde vai se reunir ainda nesta semana com a empresa indiana Bharat Biotech, que produz a vacina Covaxin; com a farmacêutica Janssen, que é um braço da empresa norte-americana Johnson & Johnson; e com o Instituto Gamaleya, responsável pela produção da vacina russa Sputnik V.

Segundo o governo russo, o imunizante apresentou 92% de eficácia nos estudos clínicos. Por enquanto, o Ministério da Saúde diz que a agenda com as farmacêuticas não significa compromisso de compra e que a aquisição será feita após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também: Coronavac tem resposta imune e é segura, de acordo com revista científica

A pasta afirmou que pretende apresentar, em breve, um plano de imunização para os brasileiros contra a Covid-19 e prevê que a primeira remessa de vacinas contra o vírus estará disponível no primeiro semestre de 2021. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças