Pfizer inicia processo para pedir registro de vacina junto à Anvisa
Por meio do processo de submissão contínua, a Pfizer vai apresentar à Anvisa os resultados dos testes clínicos assim que ficarem prontos, permitindo que a análise dos dados seja mais rápida
26/11/2020 10h00
A farmacêutica Pfizer deu início ao processo para pedir o registro da vacina contra a Covid-19 junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante norte-americano é desenvolvido em parceria com o laboratório alemão BioNTech.
Segundo as empresas, foi iniciado o chamado processo de submissão contínua para o registro da vacina no Brasil. Isso significa que a Pfizer vai apresentar os resultados dos testes clínicos assim que ficarem prontos e não no final da pesquisa, permitindo que a análise dos dados seja mais rápida.
Em nota, a Anvisa esclareceu que a submissão contínua não é ainda o pedido de registro da vacina. A Pfizer já apresentou ao governo federal uma proposta para venda do imunizante, que estaria disponível aos brasileiros no primeiro semestre do ano que vem.
O estudo desta vacina mostrou eficácia de 95%, mas ainda não foi publicado em revistas científicas. O imunizante precisa de refrigeração de -70°C. Por isso, as empresas desenvolvem uma caixa especial com gelo seco para manter a vacina na temperatura adequada por até 15 dias.
REDES SOCIAIS