Notícias

Democratas pedem que o FBI investigue Donald Trump por pressão na apuração de votos na Geórgia

Kathleen Rice e Ted Lieu alegam que o presidente cometeu uma série de crimes eleitorais durante as eleições de 2020


04/01/2021 16h49

Membros do Partido Democrata pediram a abertura de uma investigação criminal contra o presidente Donald Trump nesta segunda-feira (4). Em uma carta enviada a Christopher Wray, diretor do FBI, os democratas alegam que Trump cometeu uma série de crimes eleitorais quando pressionou Brad Raffensperger, secretário Estadual da Geórgia, a “encontrar” votos para reverter a derrota nas eleições presidenciais.

As informações sobre o pedido de investigação são da NBC News, uma das principais emissoras americanas. A carta dos democratas para o FBI é assinada por Kathleen Rice e Ted Lieu, membros da Câmara dos Representantes dos EUA.

Leia também: Enfermeira americana recebe segunda dose da vacina da Pfizer

Mesmo com a carta sendo entregue, ainda não há informações se o pedido será aceito ou de quando as investigações irão começar.


Entenda o caso

Uma gravação obtida pelo jornal The Washington Post mostrou que Donald Trump pressionou o secretário de estado da Geórgia para que ele "encontrasse" os votos necessários para reverter sua derrota no estado.

Segundo a publicação, o presidente americano teria dito: "Eu só quero o seguinte: encontrar 11.780 votos, que é um a mais do que nós tivemos, porque vencemos no estado". Essa conversa aconteceu em um telefonema de cerca de uma hora com Raffensperger.

Importante ressaltar que o secretário Estadual da Geórgia é do mesmo partido que Trump, o Republicano. Em novembro, após anunciar a recontagem manual dos votos, ele relatou ao Washington Post que estava sofrendo ameaças e pressões dos colegas de partido.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças