Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A Ford anunciou, nesta segunda (11), que vai encerrar as operações no Brasil este ano. De acordo com Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, “a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia” somadas a “persistente capacidade ociosa da indústria”, foram fatores determinantes para a tomada de decisão.

Com o término das atividades da montadora, os consumidores da América do Sul serão atendidos pela produção de veículos provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.

A produção será encerrada de forma imediata na fábrica da cidade de Camaçari, na Bahia, que produzia os veículos Ka e EcoSport, e na cidade de Taubaté, São Paulo, fabricante de motores e transmissões. Elas continuarão fabricando peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda.

Já a fábrica produtora de jipes Troller, em Horizonte, Ceará, continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Devido ao fechamento das fábricas, a montadora encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.

No total, a montadora tem 6.171 funcionários no país. Cerca de cinco mil empregos serão afetados pela reestruturação no Brasil e na Argentina.

Leia Também: Taxas de juros voltam a subir em dezembro para PF e PJ, diz Anefac

A empresa manterá ativo o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e a sede regional em São Paulo.

O presidente e CEO da Ford, Jim Farley, diz que, “a montadora está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”. Ele também comunicou que a Ford “está mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil.”

“Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”, completa o presidente marca na América do Sul.

Em 2019, foi dado o primeiro passo da reestruturação, com o término das atividades produtivas na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. No mês de outubro de 2020, foi concluída a venda da fábrica localizada no ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital.

Leia na íntegra o comunicado oficial da Ford sobre o caso