Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Palácio do Planalto
Divulgação/Palácio do Planalto

Jair Bolsonaro (sem partido) criticou a Ford, que anunciou que fechará suas fábricas no Brasil, por não falar a verdade. Em conversa com apoiadores nesta terça-feira (12), o presidente afirmou que a montadora americana queria R$ 20 bilhões em subsídios e que o governo não aceitou pagar.

Em nota oficial divulgada na última segunda-feira (11), a empresa disse “a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia” somadas a “persistente capacidade ociosa da indústria”, foram fatores determinantes para a tomada de decisão.

O presidente ainda disse que a saída da Ford é consequência da concorrência das outras montadoras aqui no país. “Agora, tem a concorrência também... Chinesa, entre outras. Saiu porque, em um ambiente de negócio, quando você não tem lucro, você fecha".

Além das críticas a empresa, Bolsonaro também lamentou a demissão de cinco mil funcionários por conta do fechamento das fábricas. “Lamento cinco mil empregos perdidos, quem é pai da família sabe o problema que causa dentro de casa”.

Situação da Ford no Brasil

A produção será encerrada de forma imediata na fábrica da cidade de Camaçari, na Bahia, que produzia os veículos Ka e EcoSport, e na cidade de Taubaté, São Paulo, fabricante de motores e transmissões. Elas continuarão fabricando peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda.

Já a fábrica produtora de jipes Troller, em Horizonte, Ceará, continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Devido ao fechamento das fábricas, a montadora encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.

Com o término das atividades da montadora, os consumidores da América do Sul serão atendidos pela produção de veículos provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.