Notícias

Justiça Federal suspende realização do Enem no Amazonas

Decisão também aponta que provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo do estado


14/01/2021 09h58

A Justiça Federal decidiu suspender a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no estado do Amazonas, na última quarta-feira (13). Foi determinada uma multa de R$ 100 mil por dia caso haja descumprimento.

A suspensão atende a um pedido feito pelo vereador Amom Mandel Lins Filho (Podemos) e pelo deputado federal Marcelo Ramos Rodrigues (PL).

O juiz Ricardo Augusto de Sales, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) disse na sentença que malfere o princípio da moralidade administrativa impor que estudantes e profissionais se submetam a potenciais riscos de contaminação pela Covid-19, em uma situação na qual o Poder Público não dispõe de estrutura hospitalar-sanitária para dar o socorro médico àqueles que necessitarem.

A decisão também aponta que as provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo do estado.

O exame será aplicado em todo o Brasil na versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O Amazonas enfrenta uma dura onda de infecções em todo o estado. Até a última quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas foram infectadas pelo vírus e mais de 5,8 mil morreram devido à doença.

Leia também: Prefeitura de Manaus não irá liberar escolas municipais para o Enem

Conselho Nacional de Secretários de Saúde pede adiamento do Enem

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças