Notícias

Justiça Federal do Amazonas acata pedido e manda prefeitura de Manaus divulgar lista de vacinados

Ministérios Públicos Federal, Estadual, de Contas e do Trabalho em conjunto com Defensorias Públicas entraram com liminar depois de denúncias de pessoas furando fila da vacina


24/01/2021 15h18

A Justiça Federal do Amazonas determinou, no último sábado, que a prefeitura de Manaus informe a relação dos vacinados contra a Covid-19 diariamente até as 22h. A lista deve conter informações básicas das pessoas, como nome, CPF e profissão. Caso haja descumprimento dessa medida, a multa para o governo será de R$ 100 mil.

Os responsáveis por entrar com a liminar junto a Justiça Federal foram as Defensorias Públicas do Amazonas e da União, e os Ministérios Públicos Federal, Estadual, de Contas e do Trabalho. Eles entraram com o pedido na última sexta-feira (22).

Leia também: Tribunal de Contas do Amazonas solicita lista de imunizados depois de filhas de empresário serem vacinadas

A ação da Justiça Federal acontece depois de denúncias de irregularidades na campanha de vacinação. Pessoas que não pertencem a área da saúde, o grupo prioritário, estariam furando a fila e recebendo o imunizante. Por conta disso, a campanha chegou ser suspensa na última quinta-feira (21), mas foi retomada no sábado (23).

Posição do Governo do Amazonas

Em nota divulgada nas redes sociais, o governo do Amazonas informou que o controle da vacinação e das pessoas que estão recebendo as doses são de responsabilidade das prefeituras.

Segundo a publicação, cabe ao governo do estado apenas a entrega das vacinas aos municípios de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças