A nova variante do novo coronavírus identificada em Manaus (AM) foi confirmada em três casos no estado de São Paulo nesta terça (26). A informação é da Secretaria da Saúde e a confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, que é ligado ao estado. Esta é a primeira vez que a nova mutação foi constatada fora do Amazonas. Pesquisadores chamam atenção para uma possível maior transmissibilidade da nova cepa.
A secretaria informou que os vírus sequenciados pertencem a linhagem P.1. Eles evoluíram em partes do gene que codificam a proteína spike, que é responsável pela parte de ligação do ser às células humanas.
Leia Também: Mundo atinge marca de 100 milhões de infectados por Covid-19, segundo levantamento da Johns Hopkins
A nova cepa foi encontrada em três pessoas que contraíram a Covid-19, receberam atendimento em postos de saúde da rede pública do estado, e possuíam histórico de viagem ou moradia em Manaus.
Mesmo com os indícios da mutação na proteína spike, cientificamente, ainda não existem evidências de que essa mutação do novo coronavírus seja mais transmissível do que a que já circula predominantemente no Brasil.
REDES SOCIAIS