Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Joe Raedle/Getty Images
Joe Raedle/Getty Images

Em tribos localizadas próximas ao município de Santo Antônio do Içá, na Amazônia, indígenas estão se recusando a receber a vacina contra a Covid-19. O motivo seria a influência de pastores evangélicos.

"Falaram para ele [pastor] que essa vacina está contaminada e que dentro dela está inserida um chip", conta Perpétua Tsuni, liderança do povo Kokama, em entrevista exclusiva ao site da Cultura. Segundo ela, os líderes religiosos espalham entre os membros de comunidades locais que o imunizante os transformaria em animais, homossexuais, ou os mataria. O chip citado carregaria a 'marca da besta'.

"[Os indígenas] estão tendo essa dificuldade porque não têm informação. Quem tem mais informações a respeito é o pastor. Nessas comunidades, tudo o que se fala, eles vão acreditar", relata Perpétua.

Tsuni reforça que indígenas não-evangélicos são receptivos à vacina. O fato estaria gerando conflito entre os pastores e lideranças das tribos, que querem a imunização. Pastores teriam, inclusive, se dirigido ao município em tentativa de impedir que as vacinas chegassem em comunidade que se encontra às margens do rio Juí, afluente do Rio Içá. "Essa semana, eles já estão entrando para vacinar os indígenas. Eles não vão deixar de entrar, mas estão impedidos pelo pastor", conta.

Leia também: "Não pode ficar comprando isso", diz Bolsonaro sobre vacinas contra a Covid-19 produzidas no exterior

Documentos estão sendo elaborados pelos profissionais de saúde atuantes na região para que os indígenas que se recusam a receber a dose assinem, os responsabilizando assim por possíveis consequências da contaminação pelo novo coronavírus, aponta Perpétua. De acordo com ela, na região próxima a Santo Antônio do Içá estão congregações da Igreja Mundial do Poder de Deus e da Igreja Internacional da Graça de Deus​. A Cultura procurou as igrejas para falar sobre o assunto, assim como o Governo do Amazonas, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O Ministério da Saúde disse que vai apurar as denúncias.

Sobre orientações por parte do Governo para estímulo à imunização, Perpétua relata que não existiram: "Como alastrou logo essas mentiras, as pessoas foram acreditando. Não teve um contraponto".

Atualização

Em nota, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, informou que as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) tem feito conscientização sobre a imunização contra a Covid-19.

"Os presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI) e lideranças indígenas tem apoiado a SESAI reforçando a campanha de imunização nos Distritos. Diversas lideranças têm gravado depoimentos a favor da vacinação e recebendo a primeira dose", disse o texto.

A Igreja Internacional da Graça de Deus afirmou não contar com congregações no município de Santo Antônio do Içá, no Amazonas. "Ademais, nossos pastores e fiéis estão atentos a todas as determinações do Ministério da Saúde quanto ao programa de vacinação contra a Covid-19, respeitando todos os ditames estabelecidos pelos órgãos de saúde em prol de uma sociedade melhor e mais saudável. Portanto, evidentemente que a Igreja Internacional da Graça de Deus jamais adotaria qualquer conduta contrária às determinações dos Órgãos de Saúde Pública", disse posicionamento da instituição.