Nesta sexta (29), a Polícia Federal deflagrou a operação Haraquiri para combater o garimpo nas terras indígenas dos Yanomami, no estado de Roraima. A permanência dos garimpeiros é um dos motivos para o grande número de infecção por Covid-19 dos índios. Organizações que monitoram a saúde da tribo relatam a gravidade da situação.
O ofício assinado pelo presidente o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana, que relatou a morte de nove crianças, pedia o envio de uma equipe de saúde para comunidades em até 24 horas. Quatro das nove crianças estavam contaminadas pelo novo coronavírus. Outros 25 índios tem sintomas da doença.
Segundo o presidente do conselho, Junior Hekurari, o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami ainda não atendeu à solicitação e as aldeias aguardam o socorro, que deve chegar em um helicóptero contratado pelo distrito ou cedido pelo exército.
Hekurari relata que essa não é a primeira vez que as crianças da tribo morrem. “Já tem cinco crianças enterradas na cidade de Boa Vista. O povo Yanomami está clamando por ajuda do governo federal e assistência às comunidades”, alerta.
Leia Também: Pastores evangélicos estão influenciando indígenas a não tomarem vacina contra a Covid-19, diz liderança Kokama
Em nota, a Rede Pró-Yanomami, informou que apura as informações apresentadas na denúncia, e ressalta que a gravidade no quadro sanitário entre as comunidades é presente desde antes da pandemia.
Segundo o monitoramento da rede, 1.641 indígenas da etnia já contraíram o vírus e desenvolveram Covid-19. 16 deles morreram e outras 14 mortes são enquadradas como suspeitas. Os óbitos das nove crianças ainda não foram contabilizadas de maneira oficial.
A polícia identificou atuação de pilotos de helicópteros e aeronaves responsáveis pelo frete de outras pessoas e insumos que facilitam a extração de minério. Ao menos 20 pistas de pouso ilegais foram descobertas por imagens de satélite.
A entrada de não indígenas na região pode levar a segunda onda do vírus para as aldeias. A estimativa é que cerca de 20 mil garimpeiros atuem no local.
Assista a matéria sobre o tema que foi ao ar esta sexta (29) no Jornal da Tarde.
REDES SOCIAIS