Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19, após três semanas da mãe ter sido vacinada. O caso inédito aconteceu nos Estados Unidos e foi publicado na plataforma medRvix, em 5 de fevereiro.  A mãe é uma profissional da saúde que trabalha na linha de frente no combate ao coronavírus. Ela recebeu a vacina de mRNA da Moderna, quando estava com 36 semanas e 3 dias de gestação.

Segundo a publicação, "uma menina vigorosa e saudável nasceu de uma mãe que não teve contato com a Covid-19 e que recebeu uma dose única de vacina de mRNA para SARS-CoV-2 três semanas antes do parto. Os anticorpos do sangue do cordão umbilical (IgG) foram detectados para a proteína S do SARS-CoV-2 no momento da entrega."

Os pesquisadores concluíram que "os anticorpos IgG contra SARS-CoV-2 são detectáveis ​​em uma amostra de sangue do cordão umbilical de recém-nascidos após apenas uma única dose da vacina Moderna. Portanto, há potencial para proteção e redução do risco de infecção do SARS-CoV-2 com a vacinação materna."

Para eles,  a eficácia protetora em recém-nascidos e o momento ideal de vacinação materna permanecem desconhecidos e mais estudos serão necessários para quantificar a quantidade de anticorpos neutralizantes virais presentes em bebês nascidos de mães vacinadas antes do parto e que não foram infectadas pelo vírus

Além disso, a duração da proteção de anticorpos em recém-nascidos ainda não é conhecida. Os pesquisadores pedem para que outros colegas façam estudos sobre a eficácia e a segurança das vacinas contra a Covid-19 em mulheres grávidas e lactantes e seus filhos.