Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O Ministério Público Federal (MPF) deu 15 dias para os comandos do Exército e da Aeronáutica detalharem as estruturas, o total de dinheiro público investido e a origem orçamentária dos recursos usados na produção e distribuição de cloroquina, remédio que não tem eficácia comprovada no combate contra a Covid-19. Augusto Aras, procurador geral da República, deve enviar os ofícios aos dois comandantes.

As explicações deverão ser dadas para o inquérito civil público instaurado pela Procuradoria da República do Distrito Federal, que investiga possíveis ilegalidades no uso de dinheiro público para investir em remédios sem eficácia para tratar o novo coronavírus.

Leia também: MEC investiu 81% dos recursos disponíveis para a educação em 2020

Quem deverá responder o MPF é o general Edson Leal Pujol, comandante do Exército, o tenente-brigadeiro Antonio Carlos Bermudez, comandante da Aeronáutica. A decisão de cobrar explicações foi por Luciana Loureiro, procuradora da República, em um despacho assinado na última sexta-feira (19).

Além dos comandantes, o MPF também vai exigir explicações do Conselho Federal de Medicina. São dez dias para manifestar uma posição sobre o aplicativo lançando pelo Ministério da Saúde que recomendava o uso de remédios sem comprovação científica para tratar a Covid-19. O objetivo é saber se o Conselho concorda com o chamado “tratamento precoce” e qual a posição sobre essa ferramenta virtual.

Para saber a posição do Conselho, serão ouvidos, por videoconferência, os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Investigações no Ministério da Saúde

O MPF também espera explicações do Ministério da Saúde sobre a cloroquina. Já foi pedido as evidências científicas para sugerir o uso desse medicamento no tratamento da doença e a criação do aplicativo.

Também foi requisitado os gastos com o “tratamento precoce”, financiamento de leitos de UTI, ações de testagem e campanhas de esclarecimento da população.