Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

"O idiota da pandemia" é o tema do programa Linhas Cruzadas desta quinta (15), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama.

No debate, Pondé fala sobre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que organizam protestos com aglomerações contra medidas de combate à pandemia de Covid-19: "O idiota da pandemia que vai à [Avenida] Paulista, ele aglomera - inclusive, do ponto de vista político, eu acho que eles e o presidente da República estão se valendo do fato de que o oposto deles não aglomera, então não vai para rua agora -, como eles dizem não acreditar no vírus, na pandemia e em nada disso, que é tudo bem invenção da mídia, eles vão para rua, enchem a Paulista, seja lá que lugar for". 

Leia também: "Lockdown absoluto é a cloroquina da esquerda", afirma Pondé no Linhas Cruzadas

O filósofo também relaciona o bolsonarismo à chamada "mente conspiratória" abordada no programa. "Eles são um caso clássico: eles encontraram um líder, esse líder fala absurdos, eles se sentem importantes, eles se sentem sendo parte do grupo que usa a camisa amarela, eles acham que estão combatendo o mal, eles têm gurus da internet, existe inclusive gente com grana que continua financiando esse bando de babaca", afirma.

Segundo Pondé, o pensamento predominante no governo Bolsonaro é particularmente perigoso no contexto da pandemia porque se coloca contra medidas de controle do vírus, como o distanciamento: "Os idiotas da pandemia estão no governo federal. Eles têm poder. Ou seja, eles estão causando mortes, porque eles falam, por exemplo 'não deve fazer confinamento social'. Confinamento social não cura pandemia, ele faz a pandemia caber dentro do sistema de saúde e, ao fazer isso acontecer, ele diminui o contágio e ao mesmo tempo diminui pacientes graves. Portanto, ele não estoura o sistema de saúde. Porque se a pandemia estoura o sistema de saúde, não só a pessoa que tá com coronavírus morre, mas também pessoa enfartada, pessoa com câncer avançado, pessoa com qualquer tipo de embolia, acidentados do trânsito". 

"A importância, digamos assim, dramática dessa situação é que os idiotas da pandemia estão indiretamente causando mortes, porque inclusive o maior deles está em Brasília", completa. 

Confira o trecho:

Assista ao programa completo:


Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.