Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (7) traz as pautas de artes plásticas, do Museu Afro da Bahia, dos artistas negros na história do país, da militância na área e como comunicar arte na pandemia.

A apresentadora Cris Guterres recebe no estúdio Jaime Lauriano e Ciro Schu, artistas plásticos que comentam sobre seus trabalhos.

Através da arte, Lauriano examina as estruturas de poder na produção histórica e evidencia as violentas relações mantidas entre instituições de poder e controle do Estado. O paulistano Schu, por sua vez, desenvolve uma arte abstrata e figurativa com inspiração nos traços e signos dos povos originários das Américas.  

Para falar sobre o Museu Afro da Bahia, o programa apresenta uma reportagem com a história do local e a participação de Carlos Capinan, um dos criadores do local. O museu é o primeiro afro oficial do país e abriga a série de talhas de Carybé, obras que retratam rituais e orixás da cultura afro-brasileira.

Leia também: Estação Livre aborda origens da feijoada e influência africana na culinária brasileira

Na pauta de artistas negros na história do país, o curador e antropólogo Hélio Menezes faz um panorama sobre a contribuição e presença deles nas artes plásticas. O programa ainda conversa com Sergio Adriano e Aryson Heráclito, que militam por meio de suas obras.

Achilles Luciano, artista visual de São Paulo, completa a Estação Livre, compartilhando como espalhou sua arte durante a pandemia. Da janela de seu quarto, ele projetou suas obras em uma empresa vizinha e assim se comunica com o público.