Notícias

Anvisa aponta lacunas em informações necessárias para aprovação da Sputnik V

Agência rebateu críticas do Instituto Gamaleya, desenvolvedor da vacina russa contra a Covid-19


06/05/2021 20h18

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) rebateu as críticas do desenvolvedor da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V. Em nota, foram apontados, mais uma vez, lacunas nas informações necessárias para a aprovação do imunizante.

O órgão regulador brasileiro afirma que tem atuado com ética e respeito com todas as empresas que pretendem ter vacinas autorizadas no país. A nota comunicou que a agência não está acima das críticas, mas são “inadmissíveis” ataques à autoridade sanitária do Brasil e aos seus servidores públicos, que atuam para promover a proteção da saúde da população.

A Anvisa diz que enviou cinco inspetores para a Rússia em busca de dados que pudessem ajudar na análise. Ainda, fez um relatório sobre a Sputnik V com base nos documentos e informações entregues pelo próprio laboratório desenvolvedor da vacina.

Leia Também: Covid-19: Ministério da Saúde distribui 3,9 milhões de doses da Covax Facility

A agência encaminhou 100 questões referentes às lacunas. Segundo o órgão, a autorização do processo da vacina Sputnik V depende do desenvolvedor.

O Instituto Gamaleya, responsável pelo imunizante, diz que a Anvisa provocou danos significativos à reputação do centro de pesquisa e da vacina com base em conclusões errôneas. O consórcio de governadores do Nordeste pediu à agência brasileira uma nova análise da importação do medicamento russo. O primeiro pedido foi negado.

Veja mais sobre o tema na matéria que foi ao ar esta quinta (6) no Jornal da Tarde.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças