Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A Organização das Nações Unidas (ONU) convocou, nesta sexta-feira (7), uma investigação independente, seguindo padrões internacionais, sobre a operação policial que ocorreu na comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiero. A ação deixou cinco feridos25 mortos, entre eles um policial civil, e foi a mais letal da história do estado. 

A polícia informou que as outras vítimas seriam suspeitas de fazerem parte de uma organização criminosa que domina a comunidade. Entretanto, o fato não é comprovado com base em investigações de legistas. Moradores do Jacarezinho afirmam que houve sinais claros de execuções. 

Rupert Colville, porta-voz dos direitos humanos da ONU, disse que há um longo histórico de uso desnecessário e desproporcional da força policial no Brasil. Para ele, o país precisa repensar o modelo de policiamento das favelas. Colville ainda classificou a ação como "perturbadora" e "exagerada". As declarações foram dadas em uma coletiva de imprensa em Genebra. 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que irá investigar abusos relacionados à operação policial. O órgão declarou que as denúncias recebidas serão apuradas pela 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro, através de um Procedimento de Investigação Criminal (PIC). 

Assista a reportagem que foi ao ar no Jornal da Tarde desta sexta (7):