A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro informou em nota ao site da TV Cultura que subiu para 29 o número de mortos durante a operação policial na comunidade do Jacarezinho. Segundo o informe, “28 criminosos e o inspetor de polícia André Leonardo de Mello Frias morreram na operação”.
A ação ocorreu na última quinta-feira (6) e foi a mais letal da história do estado. A justificativa da Polícia Civil para a realização da operação se relacionou com o cumprimento de mandados judiciais de prisão preventiva e buscas e apreensões no interior da comunidade. Moradores da região afirmam que houve sinais claros de execuções.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) irá investigar abusos relacionados à operação. O órgão informou que as denúncias recebidas serão apuradas pela 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro, através de um Procedimento de Investigação Criminal (PIC).
Leia também: ONU pede investigação independente sobre operação policial na comunidade do Jacarezinho
Na última sexta-feira (7), moradores da comunidade protestaram contra o ocorrido. Coletivos, ONGs e associações de diferentes estados organizaram atos em denúncia a operação que irão ocorrer neste fim de semana.
REDES SOCIAIS