Notícias

OMS diz que pandemia está em platô “inaceitavelmente alto” de casos e morte; Situação da Índia preocupa

Mesmo com as quedas nos números de infectados e óbitos nas Américas e Europa, os dados da pandemia continuam muito altos na análise da OMS


10/05/2021 16h50

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10), membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram que o mundo está num platô de números de casos e de mortes pela Covid-19. Isso significa que os os números estão estabilizados, não estão caindo e nem aumentando. Porém, na avaliação da organização, é um platô bem alto.

“É um platô inaceitavelmente alto, com mais de 5,4 milhões de casos relatados de Covid-19 e quase 90 mil mortes na semana passada", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O principal motivo para as infecções e mortes pela doença pararem de crescer é a queda de indicadores na Europa e nas Américas. O avanço da vacinação em países como Estados Unidos, Reino Unido e Chile fizeram com que o vírus circulasse menos.

Porém a situação é preocupante na Índia, onde há recordes negativos em relação a pandemia diariamente. A OMS acredita que a variante B.1.617, identificada primeiramente no país em 2020, está sendo classificada como um tipo digno de preocupação global.

Leia também: Europa relaxa medidas restritivas com abertura de escolas, bares e restaurantes

Segundo Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, a variante indiana é mais contagiosa e tem características que podem tornar as vacinas menos eficazes, contribuindo para a expansão da pandemia no país de 1,3 bilhão de pessoas.

A preocupação da OMS aumenta quando se analisa o número de pessoas vacinadas no país. Apenas 2% da população recebeu as duas doses do imunizante. Se esse ritmo continuar, pode levar anos até a chegar ao índice de 70 a 80%, gerando uma imunidade geral na população.

Ela ainda lembrou que quanto mais o vírus se replica, se espalha e é transmitido, mais aumenta o perigo de mutações e adaptações, ele pode se tornar resistentes às vacinas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças