"Jamais promovi nenhum atrito com a China", diz Araújo na CPI da Covid
Declaração foi dada durante depoimento na CPI da Covid nesta terça (18)
18/05/2021 10h30
Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, presta depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (18). Os requerimentos de convocação foram apresentados pelos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Araújo comandou o Itamaraty entre janeiro de 2019 e março de 2021.
Este é o sétimo dia de depoimentos na Comissão. Ernesto Araújo depõe na condição de testemunha e deve dizer a verdade, sob risco de crime de falso testemunho.
Em depoimento, ele afirma que não promoveu nenhum atrito com a China. "Jamais promovi nenhum atrito com a China, seja antes, seja durante a pandemia".
Araújo também esclarece o tipo de política aplicada com a China e com os Estados Unidos. "Não era uma política de alinhamento automático com os EUA, nem uma política de enfrentamento com a China", diz.
Em relação aos EUA, o ex-ministro nega qualquer alinhamento. "Não houve um alinhamento com os EUA, houve uma aproximação a partir de um distanciamento que ocorreu anteriormente. Jamais entramos em qualquer iniciativa que fosse apenas de interesse americano".
Leia também: Governo de SP garante a liberação de quatro mil litros de insumos da CoronaVac; Araújo diz na CPI da Covid que não conhece plano único para enfrentamento da pandemia
REDES SOCIAIS