Notícias

Incidência de Covid-19 na periferia é maior do que em bairros nobres, aponta levantamento

Projeto de monitoramento da soroprevalência da doença também apontou a população negra como a mais afetada pelo vírus


21/05/2021 13h20

Segundo levantamento do projeto de monitoramento da soroprevalência da Covid-19 em São Paulo, 47% dos adultos nas periferias da cidade já tiveram contato com o vírus. A pesquisa, com uma metodologia dividida por distritos, mostra que a incidência da Covid-19 nos bairros com maior renda é de 35,9%, enquanto nas regiões de menor renda este índice é de 47%.

No total, 41% dos moradores de São Paulo entraram em contato com a doença e apresentam anticorpos, o que representa 3,5 milhões de pessoas.

Leia também: Covid-19: Doenças crônicas neurológicas são incluídas nos grupos prioritários de vacinaçãoJuliette menciona a importância da máscara PFF2 e número de buscas cresce em menos de 24h

O infectologista Celso Granato atribui a cepa de Manaus como uma das causas dessa maior transmissão.  Em entrevista ao Jornal da Tarde, ele explicou que se você mora com outras pessoas, tem mais chances de contaminá-las. 

“Com uma cepa mais transmissível, se você mora com outras pessoas, você tem também mais chances de contaminar as outras pessoas”, explicou.

Os dados mostram que a população negra também é uma das mais afetadas pela pandemia. O sociólogo Paulo Ramirez,  caracteriza um “apartheid sanitário”. "Pessoas brancas de classe média que moram em bairros nobres tiveram mais condições - e seus empregos permitiram também - a possibilidade de extensão do home office, de forma que as taxas de contaminação são menores'', disse ao JT. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças