No Roda Viva, presidente da Natura diz que não acredita na tese da floresta intocável
João Ferreira acha possível usar a floresta de maneira sustentável e de forma degenerativa
24/05/2021 22h32
Nesta segunda-feira (24), a apresentadora Vera Magalhães recebeu João Paulo Ferreira, presidente da Natura e CEO da Natura &Co América Latina, no Roda Viva.
Questionado por Cristiane Barbieri, editora da Coluna Broadcast da Agência Estado, sobre a economia da população, Ferreira argumentou que é totalmente possível conciliar a proteção ambiental com o progresso social e econômico.
"Mais de 90% do desmatamento da Amazônia é ilegal. Grandes forças econômicas tomam terras públicas e de reserva e ninguém corta uma floresta daquela com canivete, precisa de equipamentos pesados. Então o argumento contra o desmatamento combatendo o ilícito ambiental não tem nada a ver", comenta.
O presidente termina sua resposta dizendo que é possível explorar de forma sustentável a floresta amazônica. "Todos os setores podem fazer isso e eu não acredito na tese da floresta intocável, é possível fazer de maneira sustentável e de forma degenerativa. Mas primeiro precisa de ciência, tecnologia e incentivos para que mais empresas façam parte disso".
Ele diz que as empresas precisam da colaboração da iniciativa privada do governo para ter práticas sustentáveis.
Leia também: STF determina que governo federal tome medidas para proteger terras Yanomami e Munduruku; "Filiação ao PT é uma estratégia contra o fascismo", diz Jean Wyllys
Participaram da bancada de entrevistadores Vanessa Adachi (Editora-Chefe do Reset), Ísis Vergílio (Repórter da Elle Brasil em Beleza e Sociedade), Cristiane Barbieri (Editora da Coluna Broadcast da Agência Estado), Leo Branco (Editor da Revista Exame) e Joana Cunha (Editora da coluna Painel S.A da Folha de S. Paulo).
Assista ao programa:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS