Notícias

Calheiros traz em seu discurso o tribunal de Nuremberg no julgamento contra nazistas

Relator abordou na CPI o julgamento dos crimes cometidos por oficiais nazistas na 2ª Guerra Mundial


25/05/2021 10h57

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (25), a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro.

O senador e relator da CPI Renan Calheiros traz em seu discurso inicial o nazismo e gera discussão dentro da sessão. Ele relembrou o julgamento de Nuremberg, que julgou crimes cometidos por oficiais nazistas na 2ª Guerra Mundial e diz que foi o mais importante da história.

"Estamos participando de um colegiado com características jurídicas, mas também com natureza política e até policial. Nosso maior desafio e missão da CPI é fazer um julgamento justo, equilibrado e mais técnico possível, ao fazermos isso nossas conclusões terão consequências políticas inevitáveis", inicia.

Leia também: "Ministério da Saúde nunca indicou tratamentos para Covid", diz Mayra Pinheiro à CPIPfizer propôs soluções para compra de vacinas em carta entregue a Pazuello, diz emissora

"Faço questão de trazer para a memória de todos neste momento o julgamento mais conciso de todos os tempos, o tribunal de Nuremberg, um dos julgamentos mais famosos da história. Onde o mundo procurou encontrar respostas para um crime até hoje inconcebível, o genocídio de 6 milhões de judeus nos campos de concentração no regime nazista", acrescenta.

Ele continua dizendo que esta CPI não é um tribunal de guerra ou de exceção, é um tribunal da democracia. O relator foi interrompido pelos outros senadores participantes dizendo que a comparação entre a CPI e o nazismo era absurda.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças