A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (25), a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro.
O senador e relator da CPI Renan Calheiros traz em seu discurso inicial o nazismo e gera discussão dentro da sessão. Ele relembrou o julgamento de Nuremberg, que julgou crimes cometidos por oficiais nazistas na 2ª Guerra Mundial e diz que foi o mais importante da história.
"Estamos participando de um colegiado com características jurídicas, mas também com natureza política e até policial. Nosso maior desafio e missão da CPI é fazer um julgamento justo, equilibrado e mais técnico possível, ao fazermos isso nossas conclusões terão consequências políticas inevitáveis", inicia.
Leia também: "Ministério da Saúde nunca indicou tratamentos para Covid", diz Mayra Pinheiro à CPI; Pfizer propôs soluções para compra de vacinas em carta entregue a Pazuello, diz emissora
"Faço questão de trazer para a memória de todos neste momento o julgamento mais conciso de todos os tempos, o tribunal de Nuremberg, um dos julgamentos mais famosos da história. Onde o mundo procurou encontrar respostas para um crime até hoje inconcebível, o genocídio de 6 milhões de judeus nos campos de concentração no regime nazista", acrescenta.
Ele continua dizendo que esta CPI não é um tribunal de guerra ou de exceção, é um tribunal da democracia. O relator foi interrompido pelos outros senadores participantes dizendo que a comparação entre a CPI e o nazismo era absurda.
REDES SOCIAIS