Notícias

Mayra Pinheiro diz à CPI que nunca recebeu ordem para uso de cloroquina

Secretária ainda disse que não sabe quem ordenou o aumento da produção de cloroquina pelo Laboratório Químico Farmacêutico do Exército


25/05/2021 11h20

A secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro disse à CPI da Covid,  nesta terça-feira (25), que nunca recebeu ordem para o uso da cloroquina. O relator Renan Calheiros perguntou à secretária se ela sabia quem ordenou o aumento da produção de cloroquina pelo Laboratório Químico Farmacêutico do Exército. "Não sei dizer", respondeu. 

Leia também: "Ministério da Saúde nunca indicou tratamentos para Covid", diz Mayra Pinheiro à CPICalheiros traz em seu discurso o tribunal de Nuremberg no julgamento contra nazistas

Conhecida como "Capitã Cloroquina", Mayra Pinheiro conseguiu, na última sexta-feira (21), uma liminar no Supremo Tribunal Federal que permite que ela fique em silêncio quando perguntada sobre fatos que ocorreram entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. No período, a cidade de Manaus enfrentou o desabastecimento de oxigênio hospitalar. A decisão do ministro Ricardo Lewandowski determina que Mayra é obrigada a falar sem reservas sobre qualquer outro período e sobre a atuação de todos os outros membros do governo.

Ela ganhou destaque por defender o chamado tratamento precoce contra a Covid-19, que consiste no uso de medicamentos ineficazes. Na sessão, a secretária deve responder perguntas sobre a aquisição e distribuição de comprimidos de cloroquina, isolamento social e vacinação. Ela também deve ser questionada sobre o TrateCov, plataforma que recomendava o uso de cloroquina no combate à covid-19.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças