Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Senado Federal
Flickr/Senado Federal

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (25) a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.

Questionada se existe um estudo de utilização da cloroquina para criança, a convocada responde que sim, mas que eles usam em determinados casos e não de forma indiscriminada.

Na fala da senadora Elziane Gama, as perguntas também são voltadas para afirmações da secretária sobre o uso de cloroquina em crianças e adolescentes. Gama contesta onde estavam as fundamentações sobre essa orientação.

"A nossa orientação foi feita pelos técnicos do Ministério, nós convidamos vários profissionais com expertises da área de ginecologia, obstetrícia, pediatria. Na nota existe a lista de autoridades médicas que foram chamadas para dar o parecer ao Ministério da Saúde na confecção dela. Existe uma lista de referências que também estão descritas, que foram para essa orientação ser criada", responde Pinheiro.

Leia também: Mayra Pinheiro diz à CPI da Covid que mantém recomendação para uso da cloroquinaMayra confirma à CPI que decisão de autorizar o uso do TrateCov foi de sua secretaria

A senadora voltou a questionar porque a convocada não "obedeceu" o que estava determinado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que não recomendou o uso de cloroquina para crianças e adolescentes. Em sua resposta, a secretária disse que as sociedades médicas podem dar opiniões, mas o Ministério da Saúde não precisa necessariamente segui-las.

"A nossa referência de orientação, primeiro é para os médicos exercerem a sua autonomia, dada pelo Conselho Federal da Medicina e nós temos os nossos técnicos, também temos as pessoas que escolhemos para dar o nosso parecer. A gente considera a opinião das sociedades quando os pareceres delas condizem com a realidade e com a verdade. As sociedades dão opiniões, mas não decidem condutas do Ministério da Saúde", termina.