Notícias

Nise diz à CPI que não acompanhou o que foi apresentado no aplicativo TrateCov

A médica foi questionada sobre as recomendações de hidroxicloroquina e ivermectina, medicamentos comprovadamente ineficazes para tratamento da Covid-19


01/06/2021 12h18

Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (1º), a oncologista e imunologista Nise Yamaguchi disse que não acompanhou o que foi apresentado no aplicativo TrateCov.

Na ocasião, o relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) levantou a seguinte questão: "Como vossa senhoria avalia as recomendações de hidroxicloroquina e ivermectina pelo aplicativo TrateCov, lançado em janeiro para uso experimental naquela população em Manaus?".

Em resposta, a médica afirmou: "Eu não acompanhei os remédios, doses exatas, o que foi apresentado neste aplicativo. Eu não tive acesso a ele".

O TrateCov foi uma plataforma desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que tinha como objetivo auxiliar médicos a identificarem casos de Covid-19 e dava pontuações para pacientes de acordo com seus sintomas para diagnosticar a doença. Depois do diagnóstico, a plataforma sugeria a prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada para a Covid-19, como hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina e os antibióticos azitromicina e doxiciclina. 

O lançamento da plataforma foi feito no dia 11 de janeiro, em Manaus. No entanto, sob críticas, o governo tirou o TrateCov do ar dez dias depois do lançamento, alegando que um hacker tinha colocado o protótipo indevidamente no site do Ministério da Saúde.

Leia também: Nise Yamaguchi diz que não participa e desconhece existência de um gabinete paralelo"Neymar, não concorde com a realização da Copa América no Brasil", apela Calheiros na CPI

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças