Notícias

Nise sobre o tratamento precoce: "Isso é baseado em ciência e uma ciência bastante profunda"

Declaração foi dada em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (1º)


01/06/2021 12h35

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (1º) a oncologista e imunologista Nise Yamaguchi. A médica é defensora do chamado "tratamento precoce" para a Covid-19 e deve ser questionada pelos senadores sobre a existência de um "ministério paralelo" da Saúde. A CPI investiga se havia uma consultoria informal ao governo que defendia métodos considerados ineficazes no combate à pandemia.

Em depoimento à comissão, em 11 de maio, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse que Yamaguchi defendeu alterar a bula da cloroquina, durante uma reunião como o governo federal.

Nise Yamaguchi é a décima primeira a depor na comissão. Ela foi convidada a depor, diferentemente dos outros depoentes, que foram convocados.

No início do depoimento, a médica reconheceu a sua defesa em prol do tratamento imediato

"Isso é baseado em ciência e uma ciência bastante profunda [...] Nós temos artigos científicos publicados, endossados por notas técnicas para a Procuradoria Geral da União em uma discussão dos artigos negativos, porque existem vários propondo que não funciona, mas a maioria dos artigos negativos que aqui estão, são feitos em pacientes moderados e graves, não nos pacientes iniciais", declarou.

"O número de pacientes foi insuficiente para se dar a resposta que se propunha", completou Nise.

Leia também: Nise diz à CPI que não acompanhou o que foi apresentado no aplicativo TrateCovArquidones Bites comemora sua liberação com a frase "Fora Bolsonaro genocida"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças