Notícias

Queiroga afirma que discussão sobre cloroquina é unilateral e que tem vacinação como foco

Ministro da Saúde presta novo depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (8)


08/06/2021 13h00

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse nesta terça-feira (8) à CPI da Covid que a discussão sobre o uso de cloroquina no tratamento de pacientes de Covid-19 é unilateral e que não contribui para encerrar o “caráter pandêmico dessa doença”.

Queiroga ainda afirmou que o seu foco está na ampliação da campanha de vacinação contra o vírus. Segundo ele, essa estratégia é que irá acabar com a pandemia

Leia também: "Não tenho contato com esse grupo", diz Marcelo Queiroga sobre gabinete paraleloQueiroga diz à CPI que Luana Araújo não iria contribuir para harmonização da pasta

O ministro é o primeiro a prestar depoimento à comissão pela segunda vez. Novas provas indicaram contradições entre o discurso adotado por Queiroga na primeira sessão em que compareceu, em 6 de maio, e as ações da pasta no combate à pandemia.

O depoimento do ministro foi antecipado pelos senadores depois que o Brasil decidiu sediar a Copa América e após o depoimento da infectologista Luana Araújo, que ocorreu em 2 de junho. A médica foi convocada em maio para assumir a Secretaria Especial de Combate à Pandemia, mas não chegou a ser empossada, depois de o Planalto barrar a indicação.

Durante seu depoismento à comissão, a médica foi questionada se em algum momento conversou com o ministro Marcelo Queiroga sobre "tratamento precoce" para a Covid. Ela respondeu que não discutiu sobre esse assunto com ele e que isso é uma discussão "delirante, esdrúxula, anacrônica e improcedente".

"Todos nós somos a favor de uma terapia precoce que exista. Quando ela não existe, ela não pode se tornar uma política de saúde pública. Essa é uma discussão delirante, anacrônica e contraproducente. Estamos na vanguarda da estupidez. É como se estivéssemos decidindo de que borda da Terra plana a gente vai pular", afirmou na ocasião. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças