Notícias

EUA anunciam doação de 500 milhões de doses da Pfizer para países pobres

Vacinas serão entregues a 92 países de renda baixa e 'médio-baixa' pelo consórcio Covax Facility da OMS


10/06/2021 11h56

A Casa Branca anunciou, nesta quinta-feira (10), que o governo dos Estados Unidos assinou um acordo com a farmacêutica Pfizer para fornecer 500 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para 92 países pobres até junho de 2022.

Os imunizantes serão entregues através do Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS), para países de baixa renda e de renda "médio-baixa", como Afeganistão, Angola e Síria. Eles receberão as doses até o próximo ano, segundo o consórcio.

O Brasil ficou de fora desta distribuição porque, apesar de fazer parte da Covax, é considerado um país que pode comprar suas próprias vacinas. Ao lado do Brasil estão cerca de 80 países, como Argentina, Canadá e Reino Unido.

De acordo com o comunicado da Casa Branca, cerca de 200 milhões de doses serão distribuídas até o final de 2021. Desta forma, as outras 300 milhões serão entregues no próximo ano. Não há informações sobre como elas serão divididas.

O presidente Joe Biden deve anunciar sobre a estratégia global de vacinação na cúpula do G7 na Cornualha, Inglaterra, ainda nesta semana. Ele embarcou para uma missão de oito dias na Europa e seu primeiro compromisso oficial será a participação na cúpula.

O site da TV Cultura entrou em contato com a Pfizer para confirmar a compra, mas até o momento desta publicação, não obteve retorno.

Leia também: Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, critica voto impressoPrefeitura de São Paulo inicia vacinação contra a Covid-19 de adultos em situação de rua

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças