Notícias

Edição desta sexta-feira (11) do Estação Livre levanta o debate sobre racismo no esporte

"Eu praticamente deixei de ser goleiro para ser o jogador que foi chamado de macaco", afirma Aranha durante o programa


10/06/2021 15h05

O Estação Livre desta sexta-feira (11) recebe o ex-goleiro Aranha para falar sobre racismo no esporte. O programa inédito, apresentado por Cris Guterres, também aborda o preconceito dentro do universo do futebol feminino. Para falar sobre o tema, a edição conta ainda com a presença de Adilson Moreira, que é doutor em Direito Constitucional. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como Aranha, foi considerado o melhor goleiro do Campeonato Paulista em 2008, mas durante o programa, comenta: "Eu praticamente deixei de ser goleiro para ser o jogador que foi chamado de macaco".

Para embasar a discussão da discriminação racial nos diferentes esportes populares do Brasil, Cris Guterres conversa com o professor Adilson Moreira, doutor em Direito Constitucional e grande estudioso dos Direitos Humanos e estudos antidiscriminatórios.

Leia também: Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, critica voto impressoPrefeitura de São Paulo inicia vacinação contra a Covid-19 de adultos em situação de rua

O programa também trará uma reportagem sobre Rogério Clementino, primeiro negro a integrar uma equipe brasileira de hipismo e participar no Adestramento na história das Olimpíadas.

O Estação Livre segue para os esportes aquáticos e conta a história de Edvaldo Valério e de Etiene Medeiros. Edvaldo foi o primeiro homem negro a ganhar uma medalha da natação brasileira nos Jogos Olímpicos. E Etiene, que começou a nadar para amenizar a asma e atualmente é recordista mundial dos 50 metros costas em piscina curta, tendo alcançado o triunfo em Doha em 2014.

A edição levanta o debate sobre racismo no futebol feminino, através de uma reportagem com Jordana Araújo, comentarista da FPF TV e CBF TV, e Alia Santana, que já conquistou dois campeonatos baianos junto ao seu time, São Francisco do Conde-BA, jogam uma luz nesse tema. Para finalizar, o público conhece Marcelo Carvalho, jornalista, escritor e fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças