Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

O Estação Livre desta sexta-feira (11) recebe o ex-goleiro Aranha para falar sobre racismo no esporte. O programa inédito, apresentado por Cris Guterres, também aborda o preconceito dentro do universo do futebol feminino. Para falar sobre o tema, a edição conta ainda com a presença de Adilson Moreira, que é doutor em Direito Constitucional. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como Aranha, foi considerado o melhor goleiro do Campeonato Paulista em 2008, mas durante o programa, comenta: "Eu praticamente deixei de ser goleiro para ser o jogador que foi chamado de macaco".

Para embasar a discussão da discriminação racial nos diferentes esportes populares do Brasil, Cris Guterres conversa com o professor Adilson Moreira, doutor em Direito Constitucional e grande estudioso dos Direitos Humanos e estudos antidiscriminatórios.

Leia também: Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, critica voto impressoPrefeitura de São Paulo inicia vacinação contra a Covid-19 de adultos em situação de rua

O programa também trará uma reportagem sobre Rogério Clementino, primeiro negro a integrar uma equipe brasileira de hipismo e participar no Adestramento na história das Olimpíadas.

O Estação Livre segue para os esportes aquáticos e conta a história de Edvaldo Valério e de Etiene Medeiros. Edvaldo foi o primeiro homem negro a ganhar uma medalha da natação brasileira nos Jogos Olímpicos. E Etiene, que começou a nadar para amenizar a asma e atualmente é recordista mundial dos 50 metros costas em piscina curta, tendo alcançado o triunfo em Doha em 2014.

A edição levanta o debate sobre racismo no futebol feminino, através de uma reportagem com Jordana Araújo, comentarista da FPF TV e CBF TV, e Alia Santana, que já conquistou dois campeonatos baianos junto ao seu time, São Francisco do Conde-BA, jogam uma luz nesse tema. Para finalizar, o público conhece Marcelo Carvalho, jornalista, escritor e fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.