Notícias

Bolsonaro confirma aconselhamento de Malafaia e volta a citar relatório negado pelo TCU

Bolsonaro usou relatório negado pelo TCU para voltar a defender a utilização de medicamentos ineficazes contra a Covid-19


10/06/2021 19h36

Em evento do Ministério do Turismo nesta quinta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a suspeita da existência de gabinete paralelo para gestão da crise de Covid-19 no Brasil

Bolsonaro disse que "não errou" na condução da pandemia e que "muitas pessoas o aconselharam". Entre elas, citou o pastor Silas Malafaia e Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência.

"Não errei nenhuma sequer. Não foi da minha cabeça, foi conversando com pessoas, como um anônimo entre nós por muito tempo, o Arthur Weintraub [...] Pessoas que estão buscando salvar vidas, e não se acomodando. Isso para CPI agora é gabinete paralelo. Muitas pessoas me aconselharam. Silas Malafaia, Paulo Skaf", disse.

Leia também: STF forma maioria para permitir realização da Copa América no Brasil

Bolsonaro voltou a citar relatório do Tribunal de Contas da União que apontaria que metade das mortes por Covid-19 no Brasil em 2020 não ocorreram pela doença. O órgão já negou o dado e iniciou uma apuração da conduta do servidor que escreveu a nota.

"Parabéns ao Tribunal de Contas da União. O relatório deles tem mais de 100 páginas, bastante claro, dizendo que o critério adotado pelo Ministério da Saúde poderia levar à prática de uma super notificação de casos de Covid, para que governadores ganhassem mais recursos do Governo Federal", disse o presidente.

Leia mais: Bolsonaro ignora reinfecção e propõe desobrigação do uso de máscaras por vacinados e infectados

"Alguns governadores, para justificar a super notificação, decretaram lockdown e toque de recolher. Para justificar óbitos que, segundo o TCU, apesar de não ser conclusivo... Mas indícios enormes das super notificações", continuou. Bolsonaro ainda usou o suposto relatório para voltar a defender a utilização de medicamentos ineficazes contra a doença.

"Se nós poderíamos ser, não estou afirmando, um dos países com os menores números de morte por Covid, por que isso aconteceu? Tratamento precoce", concluiu.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças