Notícias

Cerca de 400 voluntários vão participar da 1º fase de testes da Butanvac, anuncia Dimas Covas

Segundo o presidente do Instituto Butantan, serão testados aqueles que não tiveram contato com o vírus, que já foram contaminados e quem foi imunizado com outras vacinas


14/06/2021 12h43

Durante a entrega do novo lote de um milhão de doses da CoronaVac, nesta segunda-feira (14), Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, disse que o adiantamento no programa de imunização do estado de São Paulo não irá interferir nos ensaios clínicos da nova vacina do instituto, a ButanVac.

"Não se prevê nenhuma influência desse adiantamento do cronograma em relação aos testes clínicos da ButanVac", afirmou Dimas. 

"Na primeira fase da pesquisa, está previsto o estudo de segurança com 400 voluntários, que deve acontecer muito rapidamente. Dentre os voluntários há diversos grupos: aqueles que não tiveram contato com vírus, aqueles que já tiveram e inclusive aqueles que já foram imunizados com outras vacinas", explicou.

Segundo Dimas, serão estudados, no total, quatro grupos: três nos quais será testado o escalonamento de doses, e um grupo controle, que receberá placebo. Cada grupo receberá uma aproximação específica em relação ao estudo, visando um objetivo diferente.

Leia também: "Você é o pai da vacina mas eu já adotei a criança", diz Eduardo Paes a João DoriaSenado debate privatização da Eletrobras nesta terça-feira (15)

Os ensaios clínicos da ButanVac também foram tema da coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, no último domingo (13)

Dimas Covas confirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início da pesquisa, mas ela ainda precisa ser validada pelos comitês de ética, tanto em Ribeirão Preto (onde o estudo acontecerá), quanto em São Paulo, além da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

“Nesta semana está previsto começar o pré-cadastro dos voluntários. É um estudo, neste momento, em fase 1, o que significa avaliar a segurança da vacina”, afirmou o presidente do Butantan. 

Poderão se candidatar para participar da pesquisa, maiores de 18 anos e quando o recrutamento for iniciado, será feito pelos centros de pesquisa onde o estudo será realizado, e não pelo Butantan.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)