Notícias

Cerca de 400 voluntários vão participar da 1º fase de testes da Butanvac, anuncia Dimas Covas

Segundo o presidente do Instituto Butantan, serão testados aqueles que não tiveram contato com o vírus, que já foram contaminados e quem foi imunizado com outras vacinas


14/06/2021 12h43

Durante a entrega do novo lote de um milhão de doses da CoronaVac, nesta segunda-feira (14), Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, disse que o adiantamento no programa de imunização do estado de São Paulo não irá interferir nos ensaios clínicos da nova vacina do instituto, a ButanVac.

"Não se prevê nenhuma influência desse adiantamento do cronograma em relação aos testes clínicos da ButanVac", afirmou Dimas. 

"Na primeira fase da pesquisa, está previsto o estudo de segurança com 400 voluntários, que deve acontecer muito rapidamente. Dentre os voluntários há diversos grupos: aqueles que não tiveram contato com vírus, aqueles que já tiveram e inclusive aqueles que já foram imunizados com outras vacinas", explicou.

Segundo Dimas, serão estudados, no total, quatro grupos: três nos quais será testado o escalonamento de doses, e um grupo controle, que receberá placebo. Cada grupo receberá uma aproximação específica em relação ao estudo, visando um objetivo diferente.

Leia também: "Você é o pai da vacina mas eu já adotei a criança", diz Eduardo Paes a João DoriaSenado debate privatização da Eletrobras nesta terça-feira (15)

Os ensaios clínicos da ButanVac também foram tema da coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, no último domingo (13)

Dimas Covas confirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início da pesquisa, mas ela ainda precisa ser validada pelos comitês de ética, tanto em Ribeirão Preto (onde o estudo acontecerá), quanto em São Paulo, além da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

“Nesta semana está previsto começar o pré-cadastro dos voluntários. É um estudo, neste momento, em fase 1, o que significa avaliar a segurança da vacina”, afirmou o presidente do Butantan. 

Poderão se candidatar para participar da pesquisa, maiores de 18 anos e quando o recrutamento for iniciado, será feito pelos centros de pesquisa onde o estudo será realizado, e não pelo Butantan.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças