Ministério da Saúde lança campanha para incentivar a doação regular de sangue
Objetivo é incentivar a população a doar sangue regularmente com o lema "Doe Sangue Regularmente - com a Nossa União a Vida se Completa"
14/06/2021 16h30
O ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (14) uma campanha para incentivar a população a doar sangue regularmente. Com o lema Doe Sangue Regularmente - com a Nossa União a Vida se Completa, o objetivo é aumentar o estoque de sangue do país, que teve redução de 10% desde o início da pandemia da Covid-19. O lançamento ocorre na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Na Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, que está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina, o estoque está entre 50% e os tipos sanguíneos O + e O - estão em emergência.
"Desde o começo da pandemia a gente vem tendo uma variação muito grande no número de doadores, já tivemos até um pico de uma diminuição de 70% no número de doadores, no momento está em torno de 50%, o que prejudica muito as nossas atividades, porque temos estoque para praticamente dois dias", disse Cesar de Almeida Neto, médico da Fundação Pró-Sangue.
Leia também: Planos de saúde coletivos têm reajuste no valor acima da inflação, segundo Idec; Vera Magalhães é indicada ao Prêmio Comunique-se 2021; Veja como votar na apresentadora
Como doar sangue
Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.
Quem tomou a CoronaVac, imunizante contra a Covid-19, deve esperar 48 horas para doar, já as demais vacinas, deve esperar sete dias.
Para agendar a doação, é preciso entrar no site da Fundação Pró-Sangue.
Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta segunda-feira (14):
REDES SOCIAIS