Notícias

CPI da Covid: Omar Aziz manda apreender passaporte de Carlos Wizard

Decisão do presidente da comissão foi motivada por um pedido dos advogados do empresário para remarcar a audiência


17/06/2021 11h00

No início da sessão da CPI da Covid desta quinta-feira (17), que posteriormente foi adiada, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM) determinou a apreensão do passaporte do empresário Carlos Wizard, que prestaria depoimento hoje, mas não compareceu. 

Wizard justifica a ausência dizendo que está nos Estados Unidos e sem o passaporte. No pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário pediu para que o depoimento fosse virtual, mas foi negado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Aziz disse que a comissão recebeu, às 7h desta quinta, um pedido dos advogados de Wizard para remarcar a audiência "para data mais adequada dentro do cronograma dos trabalhos dessa CPI".

"É uma brincadeira dele né? Uma data combinada para ele vir, é uma autoridade", ironizou Aziz ao ler o documento para os senadores.

"O que me espanta é o cidadão procurar o Supremo Tribunal Federal para conseguir um habeas corpus e ele não aparecer. Então para quê foi ao Supremo?", disse. 

"Carlos Wizard tem que entender que a justiça brasileira tem outras coisas para fazer, não dá para levar na brincadeira o Supremo", criticou Aziz. "'Tá' achando que conseguir habeas corpus no Supremo é igual ir na quitanda comprar bombom? É uma falta de respeito com o STF", completou.

Segundo determinação de Omar Aziz, o passaporte de Wizard deve ser apreendido pela Polícia Federal assim que ele chegar ao Brasil e só será devolvido após depoimento na CPI da Covid.

"Determino que seja oficiada à Justiça Federal para que o passaporte do seu Carlos Wizard seja imediatamente retido pela Polícia Federal tão logo ele ingresse em território nacional e somente lhe seja devolvido após apresentação de seu depoente perante a essa comissão", declarou o presidente da CPI.

Leia também: CPI da Covid adia sessão desta quinta-feira (17) devido à votação da MP da EletrobrasPM que pisou em pescoço de mulher é denunciado pela Promotoria de Justiça Militar

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças