Notícias

Bolsonaro diz que não há caixa-preta do BNDES: "Pensava que era. [...] Está aberto"

Apuração de supostas irregularidades foi compromisso de campanha do presidente; auditoria de R$48 milhões do banco não apontou evidências de corrupção


17/06/2021 15h53

Em conversa com apoiadores nesta quinta (17), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que não há "caixa-preta" do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A apuração de supostas irregularidades nas contas do banco foi tema recorrente durante a campanha eleitoral de 2018.

O assunto foi abordado por um homem que conversava com o presidente no espaço do Palácio do Alvorada conhecido como "cercadinho". "Presidente, você vai abrir a lista do BNDES? A caixa?", perguntou. 

"Não é caixa-preta aquilo lá. Tudo foi aprovado por alterações de medidas provisórias, então não foi caixa-preta, na verdade. Está aberto aquilo lá. Eu também pensava que era caixa-preta", afirmou Bolsonaro. 

O homem, então, pergunta se o presidente pretende "declarar", ao que ele responde: "Está aberto no site do BNDES". 

Leia também: Lula afirma não saber se comparecerá à manifestação contra Bolsonaro neste sábado (19)

A promessa de "abrir a caixa-preta do BNDES" foi um dos motes da campanha presidencial de Bolsonaro. Em novembro de 2018, ele reforçou o compromisso em suas redes sociais e afirmou que iria "revelar ao povo brasileiro o que feito com seu dinheiro nos últimos anos". 


Em dezembro de 2019, o banco concluiu uma auditoria interna com custo de R$48 milhões para apurar a suposta "caixa-preta" da empresa. A investigação levou quase dois anos e resultou em um relatório de oito páginas. Segundo o documento, não foram identificadas irregularidades. 

Leia também: Governo prevê campanha de racionamento de energia nos horários de pico

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças