"O tom da voz dela é muito pesado para a idade", diz Pondé sobre Greta Thunberg
Filósofo voltou a falar sobre a ativista sueca no Linhas Cruzadas: "Não implico [com Greta]. Quanto mais acham que eu implico, mais eu comprovo minha tese com relação a eles: chatos"
17/06/2021 22h30
No Linhas Cruzadas desta quinta (17), que discutiu o perfil do ativista contemporâneo, o filósofo Luiz Felipe Pondé fez novos comentários sobre a ambientalista sueca Greta Thunberg, de 18 anos.
"Acho que ela é uma menina que vem de uma sociedade razoavelmente afluente, norte da Europa, e nesse sentido, são jovens que normalmente têm um pouco mais de tempo do que jovens que têm que começar a trabalhar com 12 anos, senão não comem", afirmou Pondé.
Leia também: Ativismo bolsonarista é mais 'anti' do que 'pró', diz Thaís Oyama
O filósofo também comentou os discursos enfáticos da jovem sobre a emergência climática: "Acho que o tom da voz dela é muito pesado para a idade dela. Essa ira toda é muito pesada para a idade dela. [...] Isso tem a ver com a história dela, provavelmente ela tem uma questão aí que a levou a isso".
"A principal crítica que eu faço é à adesão de todo um establishment de adultos a uma menina que deveria, sei lá, antes de tudo estar namorando, indo em festa, e não falando nesse tom raivoso e irado", concluiu.
Leia também: "A vida deles é um legado", diz Pondé sobre Malala e Mandela
Greta já foi citada em outra edição do programa, que tratou das gerações Z e millennial. "Vamos ver uma jovem que quer mudar o mundo e de quem você gosta de falar, Pondé", brincou a jornalista Thaís Oyama, antes de exibir um trecho do documentário I Am Greta (2020). "Tem gente que acha que você implica com a Greta", continuou.
"Não implico", respondeu o filósofo. "Quanto mais acham que eu implico, mais eu comprovo minha tese com relação a eles: chatos".
Veja o trecho:
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS