Notícias

"O tom da voz dela é muito pesado para a idade", diz Pondé sobre Greta Thunberg

Filósofo voltou a falar sobre a ativista sueca no Linhas Cruzadas: "Não implico [com Greta]. Quanto mais acham que eu implico, mais eu comprovo minha tese com relação a eles: chatos"


17/06/2021 22h30

No Linhas Cruzadas desta quinta (17), que discutiu o perfil do ativista contemporâneo, o filósofo Luiz Felipe Pondé fez novos comentários sobre a ambientalista sueca Greta Thunberg, de 18 anos. 

"Acho que ela é uma menina que vem de uma sociedade razoavelmente afluente, norte da Europa, e nesse sentido, são jovens que normalmente têm um pouco mais de tempo do que jovens que têm que começar a trabalhar com 12 anos, senão não comem", afirmou Pondé.

Leia também: Ativismo bolsonarista é mais 'anti' do que 'pró', diz Thaís Oyama

O filósofo também comentou os discursos enfáticos da jovem sobre a emergência climática: "Acho que o tom da voz dela é muito pesado para a idade dela. Essa ira toda é muito pesada para a idade dela. [...] Isso tem a ver com a história dela, provavelmente ela tem uma questão aí que a levou a isso".

"A principal crítica que eu faço é à adesão de todo um establishment de adultos a uma menina que deveria, sei lá, antes de tudo estar namorando, indo em festa, e não falando nesse tom raivoso e irado", concluiu.  

Leia também: "A vida deles é um legado", diz Pondé sobre Malala e Mandela

Greta já foi citada em outra edição do programa, que tratou das gerações Z e millennial. "Vamos ver uma jovem que quer mudar o mundo e de quem você gosta de falar, Pondé", brincou a jornalista Thaís Oyama, antes de exibir um trecho do documentário I Am Greta (2020). "Tem gente que acha que você implica com a Greta", continuou.

"Não implico", respondeu o filósofo. "Quanto mais acham que eu implico, mais eu comprovo minha tese com relação a eles: chatos". 

Veja o trecho:


Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças