Notícias

Relator Renan Calheiros diz à CPI que não irá fazer perguntas aos depoentes

Comissão ouve nesta sexta-feira (18) médicos pró-cloroquina, medicamento comprovadamente ineficaz para o tratamento da doença


18/06/2021 10h46

Após as falas iniciais dos médicos Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves, na sessão da CPI da Covid desta sexta-feira (18), o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), declarou que não irá fazer perguntas aos depoentes.

É de praxe a sessão começar com as questões do relator.

A declaração de Calheiros foi feita em apoio à fala do vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na qual ele critica a postura do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais.

"Em função desse escárnio, desse descaso, eu me recuso a fazer hoje, mesmo como relator dessa comissão parlamentar de inquérito, qualquer pergunta aos depoentes", comunicou.

"Com todo respeito, mas eu me recuso, não dá para continuarmos nessa situação. A CPI tem o papel de dissuadir práticas criminosas como essa do presidente da República, e ele continua a fazê-lo em desrespeito a uma instituição da República que é a comissão parlamentar de inquérito, com poderes constitucionais, judiciais, criada para investigar uma coisa cujos os órgãos convencionais não estavam investigando", acrescentou.

"Isso não pode continuar. Nós chegaremos ao sábado, provavelmente, a meio milhão de mortes pela Covid no Brasil e ainda continuamos a ouvir esse tipo de irresponsabilidade impunemente [...] Chega. Nós precisamos dar um basta a isso tudo", concluiu.

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS) criticou a decisão de Renan Calheiros: "Eu quero lamentar a atitude do senador Renan de não ouvir os depoentes".

Leia também: Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, é vacinado contra a Covid-19Parecer sobre cassação de Jairinho é apresentado nesta sexta-feira (18)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças