Notícias

Veja como é produzida a ButanVac, vacina contra a Covid-19 feita 100% no Brasil

Reportagem do Estação Livre visitou o Instituto Butantan para mostrar processo de fabricação do imunizante


18/06/2021 22h30

Vacinação é a pauta do Estação Livre desta sexta (18). Para mostrar como é fabricada a vacina Butanvac, imunizante contra a Covid-19 produzido 100% no Brasil, a reportagem do programa foi até os laboratórios do Instituto Butantan, em São Paulo. 

"Desenvolver uma vacina numa situação de pandemia é algo bem desafiador", afirma Douglas Macedo, gerente de produção do instituto. Com mais de 120 anos de história, o Butantan é um dos principais órgãos de biotecnologia do mundo, e já produz vacinas e soros aplicados em todo o país. 

Leia também: Estação Livre recebe Mônica Calazans, primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil

Para a produção da Butanvac, o instituto recebe cerca de 500 mil ovos de galinha diariamente, explica Macedo. Os ovos ficam em incubadoras, ambientes com a temperatura controlada, antes de serem transferidos para a chamada área viral, onde o coronavírus é inoculado em cada um. 

A tecnologia, que usa os ovos como replicadores virais, é a mesma que o órgão já utiliza para fabricar a vacina da gripe. "Esse processo todo já traz para a Butanvac toda a expertise que existe para a vacina influenza. Nós ganhamos muito em produtividade, em custo e, consequentemente, tempo. Você consegue produzir um número maior de doses tendo uma produção 100% com uma tecnologia já conhecida pelo Butantan", completa Macedo. 

Leia também: Espaço dedicado ao legado de Sueli Carneiro será aberto ao público

Confira a reportagem:

Para falar sobre vacinas, a jornalista Cris Guterres recebeu Mônica Calazans, primeira vacinada contra a Covid-19 do Brasil, Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp, e Keilla Freitas, infectologista do Hospital Sírio Libanês.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

O programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças