Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Vacinação é a pauta do Estação Livre desta sexta (18). Para mostrar como é fabricada a vacina Butanvac, imunizante contra a Covid-19 produzido 100% no Brasil, a reportagem do programa foi até os laboratórios do Instituto Butantan, em São Paulo. 

"Desenvolver uma vacina numa situação de pandemia é algo bem desafiador", afirma Douglas Macedo, gerente de produção do instituto. Com mais de 120 anos de história, o Butantan é um dos principais órgãos de biotecnologia do mundo, e já produz vacinas e soros aplicados em todo o país. 

Leia também: Estação Livre recebe Mônica Calazans, primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil

Para a produção da Butanvac, o instituto recebe cerca de 500 mil ovos de galinha diariamente, explica Macedo. Os ovos ficam em incubadoras, ambientes com a temperatura controlada, antes de serem transferidos para a chamada área viral, onde o coronavírus é inoculado em cada um. 

A tecnologia, que usa os ovos como replicadores virais, é a mesma que o órgão já utiliza para fabricar a vacina da gripe. "Esse processo todo já traz para a Butanvac toda a expertise que existe para a vacina influenza. Nós ganhamos muito em produtividade, em custo e, consequentemente, tempo. Você consegue produzir um número maior de doses tendo uma produção 100% com uma tecnologia já conhecida pelo Butantan", completa Macedo. 

Leia também: Espaço dedicado ao legado de Sueli Carneiro será aberto ao público

Confira a reportagem:

Para falar sobre vacinas, a jornalista Cris Guterres recebeu Mônica Calazans, primeira vacinada contra a Covid-19 do Brasil, Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp, e Keilla Freitas, infectologista do Hospital Sírio Libanês.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

O programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.