Notícias

Casa Sueli Carneiro: Espaço dedicado ao legado da filósofa e ativista será aberto ao público

Na reportagem especial do Estação Livre, a escritora Bianca Santana mostra projeto que pretende disponibilizar o acervo e a biblioteca de Sueli


18/06/2021 22h45

Em uma reportagem especial no Estação Livre desta sexta (18), a escritora Bianca Santana mostrou um projeto que pretende disponibilizar o acervo e a biblioteca de Sueli Carneiro.

Autora do livro Continuo Preta, que conta a história da vida de Sueli, Bianca abre as portas da casa onde a filósofa e ativista viveu para mostrar o espaço que será dedicado ao legado da veterana. 

Leia também: Veja como é produzida a ButanVac, vacina contra a Covid-19 feita 100% no Brasil

"Sueli já não vive aqui há mais ou menos três anos, mas esse é um espaço importante onde aconteceram reuniões do movimento negro, do movimento de mulheres negras", explica a escritora. 

O local, que será aberto ao público, foi palco de conversas entre nomes importantes da luta antirracista, como Cidinha da Silva, Jurema Werneck, Lúcia Xavier, Regina Adami e mais.

Leia também: Estação Livre recebe Mônica Calazans, primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil

"Sueli Carneiro, com sua formulação teórica, enegreceu o feminismo no Brasil. Ela inspira gerações de mulheres e homens negros a lutar por uma vida digna, um mundo mais justo e mais igualitário", completa. Uma das principais autoras do feminismo negro do Brasil, Sueli tem doutorado em filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e é fundadora e diretora do Geledés - Instituto da Mulher Negra.

Confira a reportagem:

Na edição desta semana do Estação Livre, a jornalista Cris Guterres recebeu Mônica Calazans, primeira vacinada contra a Covid-19 do Brasil, Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp, e Keilla Freitas, infectologista do Hospital Sírio Libanês.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

O programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças