Notícias

Governo do RJ inclui lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19

A decisão foi tomada juntamente ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems)


19/06/2021 10h50

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro incluiu, na última sexta-feira (18), lactantes, gestantes e puérperas sem comorbidades no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. A decisão foi tomada juntamente ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

“Estamos trabalhando duro para organizar e acelerar o Calendário Único do estado dentro da realidade da programação de entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde. Eu e a equipe da Secretaria de Saúde não vamos descansar até que toda população esteja imunizada”, declarou o governador Cláudio Castro.

Atualmente, lactantes de todo o Brasil lutam para serem incluídas nos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em pesquisas realizadas em todo o planeta, foi concluído que os anticorpos que combatem o novo coronavírus podem ser encontrados no leite materno, e que as mães poderiam imunizar seus bebês.

Leia mais: Pessoas com 50 e 51 anos de idade são vacinadas contra a Covid-19 em São Paulo

Covid-19: Brasil tem 98.135 casos em 24 horas, maior número desde o início da pandemia

Para o secretário de Saúde Alexandre Chieppe, essas mulheres “não precisam interromper a amamentação para serem vacinadas. Também não há contra indicações para a doação de leite materno. A imunização de lactantes já está elencada no Plano de Operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.”

“As gestantes e puérperas com e sem comorbidades que ainda não tenham sido vacinadas contra Covid-19 deverão ser imunizadas com as vacinas da Pfizer ou Coronavac. Aquelas que receberam a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca deverão aguardar o término do período da gestação e puerpério (até 45 dias após o parto) para a administração da segunda dose do esquema vacinal”, completa o Governo do estado em nota.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças