Notícias

Qual é a origem dos sete pecados capitais? Pondé explica histórico no Linhas Cruzadas

"O cristianismo criou uma noção de natureza pecadora, a ideia de que é uma espécie de 'defeito de fábrica' pós-queda [de Adão e Eva]", analisa o filósofo


24/06/2021 22h10

Vaidade, ira, inveja, gula, luxúria, preguiça e avareza são o tema do Linhas Cruzadas desta quinta (24). No programa, o filósofo Luís Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama conversam sobre as origens do conceito e a percepção dos sete pecados no mundo contemporâneo.

"O que o Tomás de Aquino fez no século 13 foi dar uma sistematizada numa época em que, por conta inclusive da influência do método filosófico - agora vou falar um palavrão, escolástico -, uma forma de pensamento bastante racional, organizado, dedutivo e tal. Pecado tal, deriva tais, tais, tais, e tais. Por conta disso, então, São Tomás fez essa organização desses pecados que foram amadurecendo ao longo do tempo", explica Pondé.

Leia também: "O capitalismo é um regime baseado na ganância", diz Pondé no Linhas Cruzadas

Sobre os pecados serem especificamente sete, o filósofo argumenta que o conceito tem mais a ver com a sistematização do pecado na fé cristã do que com a quantidade de fato: "O número não é tão importante, o importante é ver nessa questão dos pecados uma construção tipicamente cristã. Porque há no judaísmo, há no islamismo, mas o cristianismo criou a noção de natureza pecadora, a ideia de que é uma espécie de defeito de fábrica pós-queda [do Paraíso]". 

"Adão e Eva estabeleceram um comportamento, começando com orgulho e inveja de Deus, querendo ser igual a Deus. Então, [a ideia é] que a gente nasceria com uma espécie de DNA, que tem problemas que, no entendimento do Tomás, resumia um pouco a ópera de todos os principais problemas. E a partir deles você podia derivar outros", completa. 

Leia também: Pondé analisa o pecado da ira nos 'haters' da internet no Linhas Cruzadas

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças