Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Linhas Cruzadas desta quinta (23), que discutiu os sete pecados capitais, o filósofo Luís Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama falaram sobre a ira na figura do 'hater' da internet.

"Eu acho que nesse sentido das redes sociais é um caso muito comum. Apesar de que o hater ele pode ser, imagino, movido por ódio político, por preconceito, por inveja. Até porque você ser um hater é a expectativa de que você se torne relevante. Quer dizer, uma pessoa que consegue mover o cancelamento de alguém é provavelmente um sujeito irrelevante de alguma forma. Que conseguiu montar um número gigantesco de pessoas, que reagem àquela posição", analisa Pondé.

Leia também: Qual é a origem dos sete pecados capitais? Pondé explica histórico no Linhas Cruzadas

"Se a gente fosse fazer um arquétipo, uma análise um pouco mais arquetípica, eu tenho a impressão de que o hater é um sujeito cuja vida é tão pequena, tão pequena, que ele tem que ficar odiando aquela pessoa", prossegue o filósofo. 

Leia também: "O capitalismo é um regime baseado na ganância", diz Pondé no Linhas Cruzadas

Pondé diferencia, porém, o pecado da ira de outras expressões de revolta: "Se você olha e pensa, por exemplo, no que o Bolsonaro faz durante a pandemia. Eu não acho que a reação que a gente tem normalmente seja ira. Porque a ira sempre pressupõe um nível que vai além. E você simplesmente reconhecer que o Bolsonaro pode ser responsável pela morte de um monte de gente pode ser simplesmente uma constatação científica", completa. 

Confira o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.