Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Os sete pecados capitais são a pauta do Linhas Cruzadas desta quinta (24), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama. 

Sob a ótica de São Tomás de Aquino, Thaís aborda a ideia do pecado como algo natural do ser humano que foi "além do ponto": "O pecado é uma questão de intensidade? O que faz com que um desejo de crescimento pessoal e profissional vire ganância? Qual é a fronteira?"

Leia também: Pondé analisa o pecado da ira nos 'haters' da internet no Linhas Cruzadas

Para Pondé, não existe resposta simples: "Tem um problema: não tem fórmula para isso. Até onde você pode ir? 'Até onde não causar mal ao outro' é uma piada se você está numa competição".  

"Isso é uma discussão que acho muito importante de se ter com os jovens, como os jovens de hoje se enganam fazendo com que eles achem que entendem alguma coisa da realidade. Então, por exemplo: 'não, vou trabalhar mas nunca vou ser ganancioso ou puxar o tapete de alguém no trabalho'. Você não puxa o tapete de alguém tipo assim, a pessoa está ali no tapete e você puxa. Não é assim. É uma palavra aqui, um gesto acolá. [...]  Porque o capitalismo é um regime baseado na ganância, então fica um pouco difícil esse limite. [...] O que acho especialmente problemático é a tentativa de mentir sobre isso", reflete o filósofo. 

Leia também: Qual é a origem dos sete pecados capitais? Pondé explica histórico no Linhas Cruzadas

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.