Notícias

PGR solicita que STF não determine denúncia contra Bolsonaro por parte do MPF

Para o vice-procurador-geral da República, o ideal é que o Ministério Público Federal espere a conclusão da CPI da Covid para agir


30/06/2021 12h33

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a corte não determine, neste momento, que o Ministério Público Federal (MPF) deva denunciar Jair Bolsonaro (sem partido) por suposto crime de prevaricação.

O parecer foi encaminhado à ministra na última terça-feira (29). Ela é relatora da petição formulada pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede), Fabiano Contarato (Rede) e Jorge Kajuru (Podemos), que buscam um pedido, por parte do STF, para que o ministério denuncie o Presidente da República.

Para o vice-procurador-geral da República, seria ideal que o MPF esperasse as conclusões da CPI da Covid antes de realizar a denúncia. Isso porque, na visão de Humberto Jacques de Medeiros, as investigações tratariam do mesmo assunto que a Comissão Parlamentar de Inquérito já aborda.

Leia mais: "Jamais tomei conhecimento de qualquer gabinete paralelo", afirma Wizard à CPI

STF nega que Fux tenha se manifestado sobre as condições de elegibilidade de Lula em 2022

“Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que no Supremo Tribunal Federal se abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade?”, questiona Medeiros.

Em nota, o MPF pede à Weber que reabra a oportunidade para que a PGR "se pronuncie sobre a conveniência, a oportunidade e as diligências iniciais necessárias em um inquérito sob a jurisdição do Supremo Tribunal Federal sobre a fração das apurações da Comissão Parlamentar de Inquérito trazida ao conhecimento da Corte Constitucional”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças