A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou, nesta quarta-feira (30), relatórios com perspectivas do sistema educacional brasileiro. Para comentar os resultados, o Jornal da Tarde recebeu a gerente de pesquisa Patrícia Mota.
Segundo ela, o observatório da OCDE acompanha políticas educacionais ao redor do mundo, inclusive do Brasil, desde 2015, permitindo traçar um panorama do período pré-pandemia da Covid-19 e compará-lo com hoje.
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Patrícia viu como essencial preservar as conquistas: "Uma base nacional curricular comum, diretrizes nacionais para a formação de professores e gestores, o desenho de financiamentos que protegem investimentos para a educação, entre outros”.
Tendo destacado as conquistas, Patrícia listou também aspectos estruturantes que pedem avanço, como o apoio às escolas e profissionais da educação. Ela afirmou que “a retomada da pandemia vai trazer essa necessidade da presença do professor para o desenvolvimento”, o que demanda condições de trabalho adequadas.
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“O estudo apontou que a capacidade de resposta das redes públicas à pandemia variaram muito no Brasil”, disse a gerente de pesquisa. Ela reconheceu que desigualdades que já existiam - em termos socioeconômicos, raça, gênero e geográfico - foram intensificadas na pandemia da Covid-19.
Para Patrícia, a solução está na aceleração de aprendizagem com estratégias focalizadas para as redes e escolas que mais necessitam.
Veja a entrevista completa do Jornal da Tarde desta quarta-feira (30):
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