Notícias

Alexandre de Moraes arquiva inquérito sobre atos antidemocráticos

Na mesma sentença, o ministro do STF instaurou uma nova investigação acerca do uso de dinheiro público por grupos extremistas


01/07/2021 20h12

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes arquivou, nesta quinta-feira (1º), o inquérito sobre atos antidemocráticos de abril de 2020. A investigação apurava a existência de organização digital criminosa que atuava contra a democracia nas manifestações.

Durante os atos, manifestantes pediam o fechamento do STF e do Congresso e a volta do AI-5, ato mais duro da ditadura militar.

Leia Mais: Decreto de Bolsonaro que passa para militares cargos civis entra em vigor

Moraes atendeu à PGR (Procuradoria Geral da República), que pediu, no início de junho, o arquivamento do processo por não encontrar provas suficientes para provar a participação de onze parlamentares. São eles Daniel Silveira (PSL-RJ), Cabo Junior de Amaral (PSL-MG), Carla Zambelli (PSL-SP), Caroline de Toni (PSL-SC), Alê Silva (PSL-MG), Bia Kicis (PSL-DF), General Girão (PSL-RN), Guida Peixoto (PSL-SP), Aline Sleutjes (PSL-PR) e Otoni de Paula (PSC-RJ), e o senador Arolde de Oliveira (PSC-RJ).

No entanto, no mesmo parecer, o ministro do Supremo determinou a abertura de outro inquérito que vai investigar o uso de dinheiro público para financiar uma organização criminosa com atuação digital. Alexandre de Moraes também será o relator do processo.

Segundo ele, um novo inquérito foi aberto "em virtude da presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhante àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito".

Assista a reportagem no Jornal da Cultura:

Leia Também: Em meio à crise da compra de vacinas, Bolsonaro participa de missa em Brasília

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças